Quem Somos Nós

Minha foto
O Pólo de Educação pelo Trabalho Alzira Araújo é um Espaço de Extensão Escolar, supervisionado pelo Programa de Extensão Educacional, que atende prioritariamente alunos matriculados na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, oferecendo oficinas tendo o Trabalho como princípio educativo.

Boas Vindas

Agradeçemos sua visita e desejamos que aqui você encontre trabalhos de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais.



Flash

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Projeto Interdisciplinar ReciclaPET – Roupas a partir de Reciclados


Projeto Interdisciplinar ReciclaPET – Roupas a partir de Reciclados
Professoras Marlene (Grafismo) e Silvia (Meio Ambiente)

I-Por quê?
Visando a compreensão dos alunos às amplas e complexas questões que envolvem a sustentabilidade é fundamental oferecer-lhes a maior diversidade possível de informações e possibilidades de pesquisas que os coloquem em contato com diferentes realidades, levando-os ao interesse pelo que transcende a realidade imediata.
Atualmente, um dos maiores desafios da humanidade é diminuir o lixo ambiental, mas para que isso aconteça é preciso antes entender sua importância na nossa vida. A consciência dessa relação de interdependência com a biodiversidade possibilita não apenas uma reflexão, mas também um investimento no desenvolvimento sustentável, através da pesquisa e da busca de novas formas de se relacionar com a sociedade.  Pensando em todos os aspectos mencionados, o projeto contempla o uso sustentável dos materiais descartáveis na produção de roupas, como possibilidade de utilização dos materiais antes do descarte para o lixo.
A reutilização também é uma forma de redução, pois os produtos permanecem mais tempo em uso antes de serem descartados. Ela consiste no aproveitamento de produtos, objetos ou embalagens sem que estes sofram quaisquer tipos de alterações ou processamentos complexos (só passam, por exemplo, por limpeza). Existem inúmeras formas de reutilização, dependendo da criatividade do gerador. Os principais resíduos que podem ser reutilizados são embalagens e roupas, modificando sua aparência e finalidade.

II- Objetivo geral;
  • Produzir roupas a partir do lixo urbano (garrafas pet, embalagens tetra Pack).

III- Objetivos interdisciplinares:
  • Identificar as aptidões artísticas de cada aluno;
  • Identificar os diversos tipos de materiais que podem ser reutilizados;
  • Identificar as aptidões dos alunos quanto à elaboração dos materiais;
  • Promover reflexões e debates sobre o tema;
  • Estimular a coleta de dados através de pesquisas dirigidas sobre os assuntos pesquisados;
  • Estimular a reorganização do “saber” individual e coletivo, através da pesquisa e investigação;
  • Reconhecer a importância da participação como cidadão para a construção de um futuro melhor;
  • Reconhecer-se com cidadão responsável em relação às questões ambientais;
  • Perceber o espaço geográfico e a ação do homem dentro desse espaço e agir com responsabilidade social e ambiental;
  • Problematizar sobre a realidade, respeitando a diversidade existente no nosso país e realizar uma interferência propositiva e consciente na sociedade;
  • Reconhecer e estudar sobre os problemas ambientais que nos afetam diretamente, analisá-los, buscar alternativas para a sua solução e assumir posturas coerentes com um pensamento crítico.

IV- Culminância
O produto final do projeto será um desfile com as roupas produzidas.
Todo o processo e os demais trabalhos desenvolvidos serão apresentados no Espaço do Polo, na culminância semestral a ser realizada no mês de novembro para toda comunidade. 









Nenhum comentário:

Sobre as Oficinas

Prezados Amigos Internautas, queremos nesse novo ano letivo de 2012, fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso.
Em todo o mundo o que se espera de uma nova geração é que ela assimile os ensinamentos dos seus mestres e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos.
Os pais esperam que os seus filhos os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam.
Os professores esperam dos alunos que os mesmos,constantemente, construam seu caminho, pois o CONHECIMENTO não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Sabemos que devemos partir de algo, mas para que haja APRENDIZAGEM esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado.
Gostaríamos de fazer isso em conjunto, mas cada um, individualmente, professores, alunos e responsáveis, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.

Juntos nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e iniciamos nossas atividades em 2012.

PET ALZIRA ARAÚJO - Plantando EDUCAÇÃO, colhendo CIDADÃO!

Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão apresentados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme.