Quem Somos Nós

Minha foto
O Pólo de Educação pelo Trabalho Alzira Araújo é um Espaço de Extensão Escolar, supervisionado pelo Programa de Extensão Educacional, que atende prioritariamente alunos matriculados na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, oferecendo oficinas tendo o Trabalho como princípio educativo.

Boas Vindas

Agradeçemos sua visita e desejamos que aqui você encontre trabalhos de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais.



Flash

Informática Educativa

Em atenção a crescente demanda da nossa Rede, apresenta-se uma proposta de trabalho em oficina do Pólo de Educação Pelo Trabalho Alzira Araujo.
A marca do avanço tecnológico é definitiva em nossos dias, sendo assim, inserção das TICs, no contexto escolar é imperativo desses novos tempos, porém é necessário que essa tecnologia seja incorporada como uma ferramenta que promova o aprendizado, possibilitando o desenvolvimento de atividades enriquecedoras através da multiplicidade de mídias e o uso da Internet como recurso midiático sem fronteiras. Quando o próprio aluno cria, faz, age sobre o software, decidindo o que melhor solucionaria seu problema, torna-se um sujeito ativo de sua aprendizagem. As diferentes mídias ao serem manipuladas pelo indivíduo permitem a construção e reconstrução do conhecimento, tornando a aprendizagem uma descoberta. Quando a informática é utilizada a serviço da educação emancipadora, o aluno ganha em qualidade de ensino e aprendizagem.
A Informática Educativa privilegia a utilização do computador como a ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento. Neste momento, o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse sentido, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas.
O trabalho por projeto potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, assim como a integração de várias mídias e recursos, os quais permitem ao aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação. Sendo assim, pretende-se realizar atividades ligadas à produção de HQs, Jornal Digital, jogos pedagógicos, animações, produção e edição de fotografia, edição de som e vídeo. Propõe orientar os alunos a criarem produtos multimídia ligados às temáticas atuais, induzindo-os à estabelecer novas compreensões e reflexões sobre temas diversos, fazendo uso das diferentes tecnologias disponíveis.
Utilizando a Informática Educativa como ferramenta, pode-se tornar o ambiente de uma oficina do PET, uma extensão da sala de aula, no atendimento aos alunos no contra-turno. Nestas oficinas, pretende-se utilizar/produzir, objetos de aprendizagem.
         Sugere-se que a oficina aconteça duas vezes por semana, no turno oposto ao da aula, durante um semestre, com carga horária semanal de 4 h/a. Grupos são compostos de, no máximo 15 alunos, para possibilitar o atendimento individual. Esta quantidade de alunos é, também, definida devido às limitações de espaço físico em nosso laboratório de informática.

17 comentários:

gabriel disse...

eu achei isso muito legal

Anônimo disse...

eu achei isso muito legal

Anônimo disse...

AAA eu adoro o pet alzira araujo muito bom os professores de lá são otimos ensinam muito bem
adoro e recomendoo ><

LAira

Anônimo disse...

gosto da informatica educativa porque elenos aguda na educasão.
samuel

Anônimo disse...

Eu faço parte desse pet e eu gosto muito, pois aprendo muita coisa.

André

Anônimo disse...

eu faço duas oficina.

joâo v

Fofocas da R@faella disse...

Eu ACHEI ESSSE BLOG MUITO LEGAL E ADORO FAZER OS CURSOS DE GRAFISMO E DE INFORMATICA E ADORO AS PROFESSORAS QUE SAO MUITO LEGAIS COMIGO E COM TODOS E SAO PACIENTES...

Fofocas da R@faella disse...

ESSES CURSOS SAO MUITO LEGAISSSS...

Unknown disse...

vou mandar uma palinha mandar o papo por favor quem gosta de informatica dar um grito por favor......

Anônimo disse...

Qaundo eu fazia imformatica educativa com a prof Silvia no semestre passado foi legal!

deisegoncalo disse...

ESSES CURSOS ESTÃO MUITO BOM PARA A GENTE APRENDER A MECHER NO COMPUTADOR É BOM INTERESSANTE ESTOU ADORANDO TUDO MUITO BOM MMMMMMMMM S2

Brenda Fortunato disse...

é legal mas as pesquisas são mts demoradas e temos q procurar em inumeros sites, oq faz cansar *--*
mas a professora Roseli é bem legal, melhor do q as outras.

Brenda Campos S2 disse...

a prof Roseli é legal çç
gosto muito dela e ne divirto em suas aulas.

jujuba disse...

eu adoro de verdade a aula da professora Roseli e legal e divertido e ela enterage com a gente eu amo muito essa aula

Anônimo disse...

GOSTO MUITO DE PARTICIPAR DESTA OFICINA . Aprendi muitas coisas e espero que eu aprenda muito mais !
Gleicy

Anônimo disse...

eu adorooooo a aula de informatica, na verdade adorooo tudo do PET...

Anônimo disse...

Eu gosto da Informática Educativa poque a professora Roseli é muito paciente com os alunos e ensina muito bem.

Informática Educativa 8

Sobre as Oficinas

Prezados Amigos Internautas, queremos nesse novo ano letivo de 2012, fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso.
Em todo o mundo o que se espera de uma nova geração é que ela assimile os ensinamentos dos seus mestres e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos.
Os pais esperam que os seus filhos os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam.
Os professores esperam dos alunos que os mesmos,constantemente, construam seu caminho, pois o CONHECIMENTO não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Sabemos que devemos partir de algo, mas para que haja APRENDIZAGEM esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado.
Gostaríamos de fazer isso em conjunto, mas cada um, individualmente, professores, alunos e responsáveis, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.

Juntos nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e iniciamos nossas atividades em 2012.

PET ALZIRA ARAÚJO - Plantando EDUCAÇÃO, colhendo CIDADÃO!

Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão apresentados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme.