A adolescência é um período crítico na vida de cada indivíduo, pois nessa fase o jovem vivencia descobertas significativas e afirma a personalidade e a individualidade. Caracterizar a adolescência somente como faixa etária seria uma maneira muito simplista de observá-la, uma vez que ela compreende a transformação do jovem até a idade adulta, não apenas sob o ponto de vista biológico, mas também social e, principalmente, psicológico. Nessa fase, o conceito de interação grupal é perceptível, e o adolescente busca pertencer a um grupo com o qual se identifica. Justamente nesse período, em que o grupo de amigos atinge importância social principal, os conflitos familiares atingem o pico, fazendo com que os pais percam um pouco do seu poder de controle sobre os filhos, que buscam a imagem de adulto independente no grupo de amigos no qual está inserido, o que é uma tendência natural dos adolescentes. É principalmente nesse período de crise que as drogas entram em suas vidas.
Pode-se perceber que, sendo a escola um espaço para prevenir o uso de drogas, é importante considerar que a informação é um dos instrumentos que contribui para prevenir, sendo que as informações fornecidas na oficina de prevenção devem ser claras e baseadas em fontes científicas atualizadas.
A proposta da referida Oficina é de desenvolvimento de ações de Promoção de Saúde com enfoque em “educação sobre drogas”, bem como o desenvolvimento de uma consciência política e cidadã, comprometida com a melhoria da qualidade de vida, pois acreditamos que formas mais eficaz de enfrentamento desse complexo fenômeno podem ser realizadas a partir da redução da ignorância. Além da temática das Drogas, outros assuntos serão abordados tais como reflexões sobre Identidade, Sexualidade e Trabalho.
Na realização da oficina, utilizaremos recursos lúdicos como dinâmicas de grupos, recursos áudio-visuais (filmes e músicas), rodas de conversa, de forma que espaços de reflexão e discussão sejam construídos juntamente com os estudantes. A partir do exposto, é possível falar de ações promotoras de saúde, já que a oficina é construída com a proposta de reduzir e minimizar os danos causados pelo uso e abuso de substâncias psicoativas. Nesse sentido, a educação é utilizada como uma ação promotora de saúde, na medida em que é uma estratégia redutora de danos.
Este trabalho irá desenvolver também tecnologias, como: folders, gibis, e slides, como recursos didáticos para se utilizar durante a execução da Oficina de Promoção de Saúde e Prevenção ao Uso de Drogas. A oficina busca disponibilizar informação, quanto aos efeitos, em diversos âmbitos (orgânico, familiar, acadêmico, profissional e social) do uso de drogas lícitas (álcool, cigarro, inalantes) e drogas ilícitas (maconha, crack, cocaína). Essas temáticas buscarão criar espaços de discussão e estimular a reflexão crítica sobre a realidade na qual esses estudantes estão inseridos.
A realização deste projeto é importante, pois o PET oferecerá meios aos alunos de desenvolverem uma atividade criativa, dinâmica, ambientalmente correta e que reforça a auto-estima, servindo de estímulo para organização de novos projetos de vida e promoção social. Além de estimular os alunos a participarem do concurso de textos teatrais “Tirando a Droga de Cena”, promovido pela Secretaria de Prevenção à Dependência Química e de Educação do Rio de Janeiro onde o objetivo é fazer com que jovens da rede Municipal discutam por meio das artes cênicas, as diversas maneiras de ficar longe das drogas.
Sugere-se que a oficina aconteça duas vezes por semana, no turno oposto ao da aula, durante um semestre, com carga horária semanal de 4 h/a. Grupos são compostos de, no máximo 15 alunos, para possibilitar o atendimento individual. As aulas aconteceriam na sala de mídia e laboratório de informática.
Pode-se perceber que, sendo a escola um espaço para prevenir o uso de drogas, é importante considerar que a informação é um dos instrumentos que contribui para prevenir, sendo que as informações fornecidas na oficina de prevenção devem ser claras e baseadas em fontes científicas atualizadas.
A proposta da referida Oficina é de desenvolvimento de ações de Promoção de Saúde com enfoque em “educação sobre drogas”, bem como o desenvolvimento de uma consciência política e cidadã, comprometida com a melhoria da qualidade de vida, pois acreditamos que formas mais eficaz de enfrentamento desse complexo fenômeno podem ser realizadas a partir da redução da ignorância. Além da temática das Drogas, outros assuntos serão abordados tais como reflexões sobre Identidade, Sexualidade e Trabalho.
Na realização da oficina, utilizaremos recursos lúdicos como dinâmicas de grupos, recursos áudio-visuais (filmes e músicas), rodas de conversa, de forma que espaços de reflexão e discussão sejam construídos juntamente com os estudantes. A partir do exposto, é possível falar de ações promotoras de saúde, já que a oficina é construída com a proposta de reduzir e minimizar os danos causados pelo uso e abuso de substâncias psicoativas. Nesse sentido, a educação é utilizada como uma ação promotora de saúde, na medida em que é uma estratégia redutora de danos.
Este trabalho irá desenvolver também tecnologias, como: folders, gibis, e slides, como recursos didáticos para se utilizar durante a execução da Oficina de Promoção de Saúde e Prevenção ao Uso de Drogas. A oficina busca disponibilizar informação, quanto aos efeitos, em diversos âmbitos (orgânico, familiar, acadêmico, profissional e social) do uso de drogas lícitas (álcool, cigarro, inalantes) e drogas ilícitas (maconha, crack, cocaína). Essas temáticas buscarão criar espaços de discussão e estimular a reflexão crítica sobre a realidade na qual esses estudantes estão inseridos.
A realização deste projeto é importante, pois o PET oferecerá meios aos alunos de desenvolverem uma atividade criativa, dinâmica, ambientalmente correta e que reforça a auto-estima, servindo de estímulo para organização de novos projetos de vida e promoção social. Além de estimular os alunos a participarem do concurso de textos teatrais “Tirando a Droga de Cena”, promovido pela Secretaria de Prevenção à Dependência Química e de Educação do Rio de Janeiro onde o objetivo é fazer com que jovens da rede Municipal discutam por meio das artes cênicas, as diversas maneiras de ficar longe das drogas.
Sugere-se que a oficina aconteça duas vezes por semana, no turno oposto ao da aula, durante um semestre, com carga horária semanal de 4 h/a. Grupos são compostos de, no máximo 15 alunos, para possibilitar o atendimento individual. As aulas aconteceriam na sala de mídia e laboratório de informática.