Quem Somos Nós

Minha foto
O Pólo de Educação pelo Trabalho Alzira Araújo é um Espaço de Extensão Escolar, supervisionado pelo Programa de Extensão Educacional, que atende prioritariamente alunos matriculados na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, oferecendo oficinas tendo o Trabalho como princípio educativo.

Boas Vindas

Agradeçemos sua visita e desejamos que aqui você encontre trabalhos de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais.



Flash

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Aula passeio ao Parque do Flamengo




No dia 11 de setembro o Polo teve a oportunidade de realizar uma aula passeio inesquecível. Tivemos contato com a história de nossa cidade e país – história do surgimento do Parque do Flamengo e do Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, popularmente conhecido como Monumento aos Pracinhas.

A ida e a chegada.
Não havia previsão da construção de um parque, apenas de vias expressas. Atribui-se a mudança dos planos, para a construção de um parque à paisagista Carlota de Macedo Soares, amiga do governador do Estado da Guanabara Carlos Lacerda. Você sabia disso?
Pois é, aprendemos isso e muito mais.
Vamos contar como começou nosso dia. Vejam abaixo o registro desse aprendizado.

Assistimos a um filme da FEB sobre a participação brasileira na 2ª guerra mundial para entendermos o porquê daquele Monumento.
O vídeo sobre a participação brasileira na 2ª Guerra Mundial.

Depois realizamos uma visita guiada e ouvimos toda a história. O Monumento, que é mais conhecido como Monumento dos Pracinhas, foi projetado por Hélio Ribas Marinho e Marcos Konder Neto. O Monumento é guardado por um revezamento das três forças armadas: Exército; Marinha e Aeronáutica; nele estão os restos mortais dos Expedicionários Brasileiros que lutaram e tombaram na Segunda Guerra Mundial, que foram trazidos do Cemitério de Pistóia, na Itália, em 1960.




Pausa para um lanche, pois precisamos de energia para continuar.

Voltamos à aula com um passeio de carrinho pelo Parque e aprendemos que o projeto paisagístico é de autoria de Roberto Burle Marx com plantas oriundas dos mais diversos lugares do mundo.

E vocês pensam que acabou???? Não.
Paramos na praia do Flamengo, com areia mais limpa que Ipanema (menos poluída porque é menos frequentada), ouvimos mais um pouco de história e aprendemos que o Aterro do Flamengo, tal como o conhecemos hoje, foi construído com o material vindo do desmanche do morro de Santo Antônio. É difícil de imaginar como era o lugar antes da influência do homem ao longo da história.






Aguardamos a próxima aula passeio ansiosos...






17 comentários:

HeriSt@neck disse...

Eu fiz parte deste grupo e só tenho a dizer que foi um dia fantástico. Como eu aprendi sobre nossa cidade. Obrigada por compartilhar este dia com vocês.

Emanuelle disse...

Eu também fui e foi muito bom mesmo! Eu não conhecia lá e foi muito interessante e divertido, passar tempo com esse pessoal é maravilhoso!
Emanuelle

Larissa disse...

Pocha eu não podi ir mais se tiver outra eu vou ir sem falta, porque deu pra evr que foi muito bom.

Fernanda disse...

ficou muito bonito as fotos de vocÊs. tenho certeza que vocÊs se divertiram muito ainda mais com esses professores maravilhosos que a gente tem!

Cassiane disse...

eu aprendi muito indo a esse passeio ao parque do flamengo

Valdecir disse...

Foi um passeio muito bom pois vimos um museu com outros olhos pois vimos ,ouvimos e sabemos que o nosso pais participou de uma quera mais podemos dizer que muitos morem

Valdecir disse...

foi ao passeio e foi moito show por que eu aprendi e me diverti muito sabendo a historia do nosso brasil na quera

Ronald disse...

No dia do passeio do polo foi legal porque fica todo mundo no morro respirando aquele ar bom.

leo disse...

passeio muito bom mostra para nós como era a guerra mundial e os heróis da guerra

VIVIAN KELLY disse...

EU achei muito legal pois através desse passeio puderam conhecer melhor a nossa cidade e as historias que tem sobre ela. Eu achei muito interessante.

leo disse...

Cara esse passeio foi tão legal, que se o PET for de novo, eu vou também. gostei muito do passeio

Anônimo disse...

Esse passeio foi muito legal.

joaovictor13 disse...

Cara esse Passeio foi muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Roseli disse...

Foi um dia de muito aprendizado. Inesquecível, muito bom, mesmo!
Como aprendemos com todos e, em todos os momentos de nossa vida. Valeu!!!

Mayara disse...

Foi um passeio muito bom pois vimos um museu com outros olhos pois vimos ,ouvimos e sabemos que o nosso pais participou de uma quera mais podemos dizer que muitos morem gosteii de mais

Anônimo disse...

Esse passeio foi muito bom..

joaovictor13 disse...

Gente, vocês arrasam e fazem trabalhos muito legais

Sobre as Oficinas

Prezados Amigos Internautas, queremos nesse novo ano letivo de 2012, fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso.
Em todo o mundo o que se espera de uma nova geração é que ela assimile os ensinamentos dos seus mestres e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos.
Os pais esperam que os seus filhos os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam.
Os professores esperam dos alunos que os mesmos,constantemente, construam seu caminho, pois o CONHECIMENTO não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Sabemos que devemos partir de algo, mas para que haja APRENDIZAGEM esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado.
Gostaríamos de fazer isso em conjunto, mas cada um, individualmente, professores, alunos e responsáveis, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.

Juntos nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e iniciamos nossas atividades em 2012.

PET ALZIRA ARAÚJO - Plantando EDUCAÇÃO, colhendo CIDADÃO!

Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão apresentados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme.