FOTOGRAFAR significa escrever com a luz.
O Fotógrafo é muito mais do que apertador de botão, ele é um artista que escreve ou se expressa com sua câmera.
No passeio fotográfico o professor desenvolve o "olhar fotográfico". Através do qual o aluno Vê o que a maioria só encherga na foto.
A escolha do assunto, ou seja, foto macro, panorâmica, de pessoas ou animais; a escolha da técnica, desfoque, vertical, em movimento etc, fica por conta da criatividade do Artista da luz. (Professor Lúcio)
Até há pouco tempo o ato de fotografar consistia em expor, por uns breves instantes, um filme -recoberto de substâncias químicas fotosensíveis- à luz. Após a exposição, o filme tinha de ser submetido a um processo de estabilização química -revelação- e posteriormente a imagem -o negativo- tinha de ser transferida para papel fotográfico. O slide, ou cromo, permitia o registro de uma imagem positiva no próprio filme, com uma qualidade bem superior.
A evolução tecnológica decorrente dos avanços obtidos principalmente na área de engenharia eletrônica trouxe, entre outras maravilhas tecnológicas, a fotografia digital.
Com na pintura, escultura e outras artes, na fotografia a genialidade conta. Mas você não precisa ser um gênio para tirar boas fotos: é só lembrar, ao fotografar, certas recomendações básicas e suas fotos sairão bem melhores que se clicasse sem quaisquer preocupações na cabeça.