Quem Somos Nós

Minha foto
O Pólo de Educação pelo Trabalho Alzira Araújo é um Espaço de Extensão Escolar, supervisionado pelo Programa de Extensão Educacional, que atende prioritariamente alunos matriculados na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, oferecendo oficinas tendo o Trabalho como princípio educativo.

Boas Vindas

Agradeçemos sua visita e desejamos que aqui você encontre trabalhos de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais.



Flash

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Resultado do Torneio dos Jogos Cognitivos Informática Educativa



Turma Info 1A
Turma Info 1B
Turma Info2
Turma Info 3
1º lugar
Danilo
Emerson
Matheus
Amanda
2º lugar
Elizandra
Jonathan
Leonardo
Gabriel Lindolfo
3º lugar
Yuri
Júlio
João Viana
Gabriela
“A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades.”
Marxwell Maltz

Parabéns aos alunos que participaram e que deram o melhor de si. Com este trabalho pudemos avaliar várias habilidades e posturas. Este trabalho traz uma ampla visão da importância dos jogos cognitivos no processo ensino aprendizagem e na formação da personalidade humana. A conscientização desta importância cabe ao educador, que se torna responsável pela aprendizagem e deve trabalhar o aluno em sua múltipla formação, nos aspectos biológicos, sociais, cognitivos, afetivos e emocionais. Através dos jogos, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo. Pela variedade de estímulos que oferecem, pela atmosfera de alegria e encantamento que proporcionam e, principalmente, pela presença de certas normas, os jogos devem fazer parte do cotidiano escolar nas diversas áreas do conhecimento. Dão ao aluno oportunidade para se desenvolver e atendem às suas necessidades básicas no processo ensino- aprendizagem.
Vygotsky se dedicou ao estudo das chamadas funções psicológicas superiores, que consistem no modo de funcionamento psicológico tipicamente humano, tais como a capacidade de planejamento, memória voluntária, imaginação, etc. Estes processos mentais são considerados sofisticados e ‘superiores’, porque referem-se a mecanismos intencionais, ações conscientes controladas, processos voluntários que dão ao indivíduo a possibilidade de independência em relação às características do momento e espaço presente.
O Polo com o objetivo principal oferecer oficinas tendo o Trabalho como principio educativo, empenha-se em proporcionar aos seus alunos as mais variadas formas de se reconhecer as diferentes habilidades que os educandos possuem.
O uso dos jogos proporciona segundo Rego (2000, p.79), uns ambientes desafiadores, capazes de “estimular o intelecto” proporcionando a conquista de estágios mais elevados de raciocínio. “Isto quer dizer que o pensamento conceitual é uma conquista que depende não somente do esforço individual mas principalmente do contexto em que o indivíduo se insere, que define, aliás, seu ‘ponto de chegada’.”


Bibliografia:
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

2 comentários:

HeriSt@neck disse...

Agradeço a todos que participaram e principalmente aos que conseguiram vencer os desafios propostos, algumas vezes até reclamando da dificuldade.Mas saibam que para se chegar ao ponto final de mais uma etapa, ela se constitui a preparação para um outro começo.
Aos que não conseguiram por algum motivo ou barreira, eu peço pessoalmente que não desistam. Não se deixem derrotar sem mesmo tentar. Pois, Tentar já é um grande sucesso! A vida é um eterno aprendizado e você está vivo!
bjus da prof Herizete

JabimArte disse...

Novo Blog do Núcleo de Arte COPACABANA http://nucleocopa.blogspot.com/

Sobre as Oficinas

Prezados Amigos Internautas, queremos nesse novo ano letivo de 2012, fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso.
Em todo o mundo o que se espera de uma nova geração é que ela assimile os ensinamentos dos seus mestres e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos.
Os pais esperam que os seus filhos os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam.
Os professores esperam dos alunos que os mesmos,constantemente, construam seu caminho, pois o CONHECIMENTO não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Sabemos que devemos partir de algo, mas para que haja APRENDIZAGEM esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado.
Gostaríamos de fazer isso em conjunto, mas cada um, individualmente, professores, alunos e responsáveis, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.

Juntos nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e iniciamos nossas atividades em 2012.

PET ALZIRA ARAÚJO - Plantando EDUCAÇÃO, colhendo CIDADÃO!

Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão apresentados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme.