Turma Info 1A | Turma Info 1B | Turma Info2 | Turma Info 3 | |
1º lugar | Danilo | Emerson | Matheus | Amanda |
2º lugar | Elizandra | Jonathan | Leonardo | Gabriel Lindolfo |
3º lugar | Yuri | Júlio | João Viana | Gabriela |
“A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades.”
Marxwell Maltz
Parabéns aos alunos que participaram e que deram o melhor de si. Com este trabalho pudemos avaliar várias habilidades e posturas. Este trabalho traz uma ampla visão da importância dos jogos cognitivos no processo ensino aprendizagem e na formação da personalidade humana. A conscientização desta importância cabe ao educador, que se torna responsável pela aprendizagem e deve trabalhar o aluno em sua múltipla formação, nos aspectos biológicos, sociais, cognitivos, afetivos e emocionais. Através dos jogos, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo. Pela variedade de estímulos que oferecem, pela atmosfera de alegria e encantamento que proporcionam e, principalmente, pela presença de certas normas, os jogos devem fazer parte do cotidiano escolar nas diversas áreas do conhecimento. Dão ao aluno oportunidade para se desenvolver e atendem às suas necessidades básicas no processo ensino- aprendizagem.Vygotsky se dedicou ao estudo das chamadas funções psicológicas superiores, que consistem no modo de funcionamento psicológico tipicamente humano, tais como a capacidade de planejamento, memória voluntária, imaginação, etc. Estes processos mentais são considerados sofisticados e ‘superiores’, porque referem-se a mecanismos intencionais, ações conscientes controladas, processos voluntários que dão ao indivíduo a possibilidade de independência em relação às características do momento e espaço presente.
O Polo com o objetivo principal oferecer oficinas tendo o Trabalho como principio educativo, empenha-se em proporcionar aos seus alunos as mais variadas formas de se reconhecer as diferentes habilidades que os educandos possuem.
O uso dos jogos proporciona segundo Rego (2000, p.79), uns ambientes desafiadores, capazes de “estimular o intelecto” proporcionando a conquista de estágios mais elevados de raciocínio. “Isto quer dizer que o pensamento conceitual é uma conquista que depende não somente do esforço individual mas principalmente do contexto em que o indivíduo se insere, que define, aliás, seu ‘ponto de chegada’.”
Bibliografia:
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

2 comentários:
Agradeço a todos que participaram e principalmente aos que conseguiram vencer os desafios propostos, algumas vezes até reclamando da dificuldade.Mas saibam que para se chegar ao ponto final de mais uma etapa, ela se constitui a preparação para um outro começo.
Aos que não conseguiram por algum motivo ou barreira, eu peço pessoalmente que não desistam. Não se deixem derrotar sem mesmo tentar. Pois, Tentar já é um grande sucesso! A vida é um eterno aprendizado e você está vivo!
bjus da prof Herizete
Novo Blog do Núcleo de Arte COPACABANA http://nucleocopa.blogspot.com/
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