Quem Somos Nós

Minha foto
O Pólo de Educação pelo Trabalho Alzira Araújo é um Espaço de Extensão Escolar, supervisionado pelo Programa de Extensão Educacional, que atende prioritariamente alunos matriculados na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, oferecendo oficinas tendo o Trabalho como princípio educativo.

Boas Vindas

Agradeçemos sua visita e desejamos que aqui você encontre trabalhos de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais.



Flash

sábado, 31 de março de 2012

OFICINA DE FOTOGRAFIA DIGITAL


FOTOGRAFAR significa escrever com a luz. 
O Fotógrafo é muito mais do que apertador de botão, ele é um artista que escreve ou se expressa com sua câmera.
No passeio fotográfico o professor desenvolve o "olhar fotográfico". Através do qual o aluno Vê o que a maioria só encherga na foto. 
A escolha do assunto, ou seja, foto macro, panorâmica, de pessoas ou animais; a escolha da técnica, desfoque, vertical, em movimento etc, fica por conta da criatividade do Artista da luz. (Professor Lúcio)

Até há pouco tempo o ato de fotografar consistia em expor, por uns breves instantes, um filme -recoberto de substâncias químicas fotosensíveis- à luz. Após a exposição, o filme tinha de ser submetido a um processo de estabilização química -revelação- e posteriormente a imagem -o negativo- tinha de ser transferida para papel fotográfico. O slide, ou cromo, permitia o registro de uma imagem positiva no próprio filme, com uma qualidade bem superior.
A evolução tecnológica decorrente dos avanços obtidos principalmente na área de engenharia eletrônica trouxe, entre outras maravilhas tecnológicas, a fotografia digital.













Com na pintura, escultura e outras artes, na fotografia a genialidade conta. Mas você não precisa ser um gênio para tirar boas fotos: é só lembrar, ao fotografar, certas recomendações básicas e suas fotos sairão bem melhores que se clicasse sem quaisquer preocupações na cabeça.

4 comentários:

Angela Nobrega disse...

Lindo! As fotos , os alunos... meu PET é lindo!

HeriSt@neck disse...

Como esses alunos estão fotografando bem. Parabéns! As fotos estão lindas.

Esmirna disse...

a thifani , dayane e amanda sempre juntas kkk'

Amaaanda disse...

kkkkkk muuito legal esse passeio , quero maais, AmoO Alimentação Saudavél , adooro fazer biscoitos, e ficar pertubando

Sobre as Oficinas

Prezados Amigos Internautas, queremos nesse novo ano letivo de 2012, fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso.
Em todo o mundo o que se espera de uma nova geração é que ela assimile os ensinamentos dos seus mestres e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos.
Os pais esperam que os seus filhos os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam.
Os professores esperam dos alunos que os mesmos,constantemente, construam seu caminho, pois o CONHECIMENTO não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Sabemos que devemos partir de algo, mas para que haja APRENDIZAGEM esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado.
Gostaríamos de fazer isso em conjunto, mas cada um, individualmente, professores, alunos e responsáveis, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.

Juntos nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e iniciamos nossas atividades em 2012.

PET ALZIRA ARAÚJO - Plantando EDUCAÇÃO, colhendo CIDADÃO!

Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão apresentados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme.