Quem Somos Nós

Minha foto
O Pólo de Educação pelo Trabalho Alzira Araújo é um Espaço de Extensão Escolar, supervisionado pelo Programa de Extensão Educacional, que atende prioritariamente alunos matriculados na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, oferecendo oficinas tendo o Trabalho como princípio educativo.

Boas Vindas

Agradeçemos sua visita e desejamos que aqui você encontre trabalhos de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais.



Flash

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.



15 comentários:

Angela Nobrega disse...

Ficou lindo! Senti falta da Glaucia , da Rosângela (está de férias), Juliana e Luciana (Comlurb), porém todas estão no coração do Polo , pois tudo o que fazemos tem a participação de cada uma delas.

Claudia disse...

As atividades são inspiradoras. Participem!

deisegoncalo disse...

Achei otimo adoreiiiiiiii este trabalho esta muito lindo muito bem feito meus parabéns para as mulheres do polo

Anônimo disse...

Ficou muito legal...Eu digo isso porque eu participo do polo.

Danyelle Alves. info1

Anônimo disse...

Ficou boa essa homenagem para mulher,afinal nós merecemos.

Danyelle Alves info1

Anônimo disse...

- Porque você consegue manter o charme no trabalho.

Matheus- info 1

Anônimo disse...

gostei muito da homenagem que foi feita para as mulheres nos somos muito inportante

MARIA DE FATIMA - INFO 1

Anônimo disse...

- Achei muito legal por que e bom pra vida de todos.


Matheus- info 1

Anônimo disse...

-Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.

Matheus- info 1

Anônimo disse...

pracima mulheres!!!!parabens pelo seu dia munca desista de sues sonhos

Maicon de Oliveira info 1

Anônimo disse...

HUANDESON MUITOBO GUADOVEIOTRO POFAFOMEAVISA EUGEROSABEFOINOCOLEJIOEUGERIASABEGEIFOGEFE

HUANDERSON

leo disse...

adore os videos

Anônimo disse...

que pena que teve que morrer tantas mulheres para ter o mesmo valor que os homens tem . maristela e mayza.

Anônimo disse...

EU ACHEI ESI VIDIO DAS MULHERES BOM EO RESULTADO OTRINO

Jurema Reis disse...

Então pessoal, gostei muito desta homenagem em relação ao Dia Internacional da Mulher, muito interessante, inclusive, eu não sabia até então, o porquê da criação desta data.
Diga-se de passagem, quero parabenizar pela postagem.

Sobre as Oficinas

Prezados Amigos Internautas, queremos nesse novo ano letivo de 2012, fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso.
Em todo o mundo o que se espera de uma nova geração é que ela assimile os ensinamentos dos seus mestres e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos.
Os pais esperam que os seus filhos os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam.
Os professores esperam dos alunos que os mesmos,constantemente, construam seu caminho, pois o CONHECIMENTO não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Sabemos que devemos partir de algo, mas para que haja APRENDIZAGEM esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado.
Gostaríamos de fazer isso em conjunto, mas cada um, individualmente, professores, alunos e responsáveis, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.

Juntos nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e iniciamos nossas atividades em 2012.

PET ALZIRA ARAÚJO - Plantando EDUCAÇÃO, colhendo CIDADÃO!

Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão apresentados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme.