Quem Somos Nós

Minha foto
O Pólo de Educação pelo Trabalho Alzira Araújo é um Espaço de Extensão Escolar, supervisionado pelo Programa de Extensão Educacional, que atende prioritariamente alunos matriculados na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, oferecendo oficinas tendo o Trabalho como princípio educativo.

Boas Vindas

Agradeçemos sua visita e desejamos que aqui você encontre trabalhos de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais.



Flash

terça-feira, 7 de junho de 2011

JUNHO - TORNEIO DE JOGOS COGNITIVOS EM INFORMÁTICA EDUCATIVA

I-    Objetivos
O presente trabalho se insere no âmbito de analisar os jogos cognitivos como uma possibilidade de intervenção educacional aos alunos do PET, no sentido de contribuir para o seu desenvolvimento intelectual e social. A partir dessa perspectiva, se propõe a verificação dos benefícios que o aprendizado e a prática dos jogos cognitivos podem trazer levando-se em conta muito mais que o caráter lúdico dessa atividade.
II-                Método / Materiais/LINKS
A metodologia utilizada baseou-se na revisão da literatura e na elaboração de referencial teórico acerca da temática proposta, de modo a apresentar indícios reais e os relacionar com a problemática em questão, a partir de diferentes posições de diversos autores, buscando sanar possíveis dúvidas e apoiar a temática proposta.
Utilizaremos vários jogos cognitivos que estão à disposição na WEB. Jogos de lógica, Memória, Quiz, Palavras Cruzadas, anagramas, etc.
http://rachacuca.com.br/jogos/quebra-cabeca-maluco/
III-             RESULTADOS ESPERADOS
Piaget analisa o valor dos jogos na construção de regras, tendo a função de servir como veículos que auxiliam no processo de desenvolvimento, considerando sua estrutura e conteúdo, onde os jogos possibilitam as oportunidades de vida social baseado na interação. Segundo a Teoria do psicólogo russo Lev Vygotsky, as formas complexas de pensamento têm suas origens nas interações sociais, onde a aprendizagem da criança sobre novas habilidades cognitivas é orientada por um adulto ou por uma criança mais experiente, onde este modela e estrutura a experiência do processo de aprendizagem. Nesse sentido, uma variedade de tarefas difíceis demais para a criança realizar sozinha, como uma Palavra Cruzada, pode ser facilitada a partir de uma orientação, promovendo seu desenvolvimento cognitivo.
Uma frase do russo Gary Kasparov, um dos maiores campeões de xadrez de todos os tempos, resume com relativa precisão as conclusões acerca desse estudo: “O xadrez (jogo cognitivo) ajuda no desenvolvimento das crianças, aumenta o grau de disciplina, imaginação, lógica e senso de responsabilidade”.
Para tentar melhorar o sistema educação pelo trabalho temos que olhar para os custos e os jogos online, em grande parte é gratuito... Se olharmos para a relação investimento-retorno, os jogos cognitivos se tornam a melhor opção para ajudar no desenvolvimento das alunos, futuros cidadãos reflexivos e autônomos”.
É interessante ressaltar a importância que o jogo apresenta para a educação, pois estudos apontam para o fato de que esse jogo aprimora habilidades relevantes para o desenvolvimento cognitivo e social, dentre as quais podemos citar: raciocínio lógico, concentração, estratégia, paciência, memória, autocontrole físico e mental, projeção de cenários futuros, entre outros.
IV-                   Conclusão



Se desejamos melhorar as capacidades do  cérebro de nossos alunos, ou simplesmente mantê-las bem, o melhor remédio é... usar o cérebro. Como o cérebro possui várias regiões diferentes, cada uma responsável por uma habilidade específica que melhora com a prática, quanto mais trabalharmos uma habilidade específica, melhor ela ficará. Como são várias, e complementares, as habilidades cognitivas, não há um único exercício completo, ou suficiente, para exercitar todas as habilidades do cérebro ao mesmo tempo. Portanto, prática diversificada é fundamental. Quanto mais variadas são as formas de como usamos  cérebro, mais completo é o exercício para ele. 

20 comentários:

HeriSt@neck disse...

Bem, eu sou suspeita para falar, mas tenho visto que os alunos tem aumentado muito sua auto estima em realizar os jogos. E como se trata de um torneio, termos vencedores e premiações. Tal como no mundo do TRABALHO, onde acontecem as promoções por desenvolvimento, merecimento,postura. Aqui no PET nós preservamos determinados aspectos para avaliarmos o aprendizado pelo trabalho.
Um beijo da Proessora Herizete

Anônimo disse...

Eu estou muito feliz de está fazendo esta aula porque eu desinvolvo o meu ensino.
aprendo a raciocinar com os jogos racha cuca,enuito mais!
I é isso ai obrigado por ter mi dado uma chance!!

Anônimo disse...

a aula de informatica e muito legal e eu aprendo coisas novas e divertida.jonathan robert

Anônimo disse...

eu acho a aula de informatica legal

laisa

Anônimo disse...

a aula e muito boa para quele que esta em tereçado pra aprende informatica.e a aula



wallex

Anônimo disse...

Bom torço que o pet do alzira araujo ganhe.Eu quero dizer que eu faço parte desse pet e eu que ajudar muito pois eu gosto muito do pet alzira araújo.

André!

layanne disse...

bom acho que depois de entrar aqui aprendi muita coisa e acho q se eu for me basear por aqui terei um otimo futuro,sou aluna daqui e gosto muito dessas competiçoes e etc.venha voce tambem te garanto q você vai gosta

Anônimo disse...

EU ACHEI LEGAL
JOÃO VITOR

Anônimo disse...

eu achei muinto criativo muinto inpresionamte chol de bola para bêns.

Lucas disse...

EU ACHEI MUITO LEGAL É DESEGO UMA BOA SORTE QUEN VAI SARTISIPA

Anônimo disse...

Acho que os jogos são otimos !
Boa sorte para todos ...

Amanda L.

Anônimo disse...

muito bom o pet e o blogger que voçê fez


gabriel eugenio

Anônimo disse...

meu comentario que esses tarbalos
de logica,memoria e etc emuito
tabalhoso e aguda a capasidade
dos alunos.

samuel

Anônimo disse...

eu adorei o texto por que e um jeito de estimular as crianças e tambem ajudar as crianças e tambem para ajudar as criança a lerem mas por oje eu só vou escrever isso mas na cemana que vem eu escrevo mas.

gabriela

Anônimo disse...

Eu adorei ler esse grande, imensso e infinito texto lindo, eu adorei!!!.

Gabriel lindolfo da silva.

Anônimo disse...

Eu gosto e adorei as atividades do pet.

Daniel Jose dos Santos Gomes.

Anônimo disse...

acho o pet ótimo alem dos jogos, e tanbem acho os jogos ótimos!

um aviso pra todos q iram jogar só tem jogos ótimos...

boa sorte pra todos...

INGRID G.

leo disse...

e recompesador ser o aluno pradâo

leo disse...

e bom ser o aluno pradâo

thamiris disse...

jogos daqui são muito legais,
amei meu nome e thamiris

Sobre as Oficinas

Prezados Amigos Internautas, queremos nesse novo ano letivo de 2012, fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso.
Em todo o mundo o que se espera de uma nova geração é que ela assimile os ensinamentos dos seus mestres e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos.
Os pais esperam que os seus filhos os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam.
Os professores esperam dos alunos que os mesmos,constantemente, construam seu caminho, pois o CONHECIMENTO não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Sabemos que devemos partir de algo, mas para que haja APRENDIZAGEM esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado.
Gostaríamos de fazer isso em conjunto, mas cada um, individualmente, professores, alunos e responsáveis, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.

Juntos nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e iniciamos nossas atividades em 2012.

PET ALZIRA ARAÚJO - Plantando EDUCAÇÃO, colhendo CIDADÃO!

Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão apresentados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme.