I- Objetivos
O presente trabalho se insere no âmbito de analisar os jogos cognitivos como uma possibilidade de intervenção educacional aos alunos do PET, no sentido de contribuir para o seu desenvolvimento intelectual e social. A partir dessa perspectiva, se propõe a verificação dos benefícios que o aprendizado e a prática dos jogos cognitivos podem trazer levando-se em conta muito mais que o caráter lúdico dessa atividade.
II- Método / Materiais/LINKS
II- Método / Materiais/LINKS
A metodologia utilizada baseou-se na revisão da literatura e na elaboração de referencial teórico acerca da temática proposta, de modo a apresentar indícios reais e os relacionar com a problemática em questão, a partir de diferentes posições de diversos autores, buscando sanar possíveis dúvidas e apoiar a temática proposta.
Utilizaremos vários jogos cognitivos que estão à disposição na WEB. Jogos de lógica, Memória, Quiz, Palavras Cruzadas, anagramas, etc.
Piaget analisa o valor dos jogos na construção de regras, tendo a função de servir como veículos que auxiliam no processo de desenvolvimento, considerando sua estrutura e conteúdo, onde os jogos possibilitam as oportunidades de vida social baseado na interação. Segundo a Teoria do psicólogo russo Lev Vygotsky, as formas complexas de pensamento têm suas origens nas interações sociais, onde a aprendizagem da criança sobre novas habilidades cognitivas é orientada por um adulto ou por uma criança mais experiente, onde este modela e estrutura a experiência do processo de aprendizagem. Nesse sentido, uma variedade de tarefas difíceis demais para a criança realizar sozinha, como uma Palavra Cruzada, pode ser facilitada a partir de uma orientação, promovendo seu desenvolvimento cognitivo.
Uma frase do russo Gary Kasparov, um dos maiores campeões de xadrez de todos os tempos, resume com relativa precisão as conclusões acerca desse estudo: “O xadrez (jogo cognitivo) ajuda no desenvolvimento das crianças, aumenta o grau de disciplina, imaginação, lógica e senso de responsabilidade”.
Para tentar melhorar o sistema educação pelo trabalho temos que olhar para os custos e os jogos online, em grande parte é gratuito... Se olharmos para a relação investimento-retorno, os jogos cognitivos se tornam a melhor opção para ajudar no desenvolvimento das alunos, futuros cidadãos reflexivos e autônomos”.
É interessante ressaltar a importância que o jogo apresenta para a educação, pois estudos apontam para o fato de que esse jogo aprimora habilidades relevantes para o desenvolvimento cognitivo e social, dentre as quais podemos citar: raciocínio lógico, concentração, estratégia, paciência, memória, autocontrole físico e mental, projeção de cenários futuros, entre outros.
IV- Conclusão
IV- Conclusão
Se desejamos melhorar as capacidades do cérebro de nossos alunos, ou simplesmente mantê-las bem, o melhor remédio é... usar o cérebro. Como o cérebro possui várias regiões diferentes, cada uma responsável por uma habilidade específica que melhora com a prática, quanto mais trabalharmos uma habilidade específica, melhor ela ficará. Como são várias, e complementares, as habilidades cognitivas, não há um único exercício completo, ou suficiente, para exercitar todas as habilidades do cérebro ao mesmo tempo. Portanto, prática diversificada é fundamental. Quanto mais variadas são as formas de como usamos cérebro, mais completo é o exercício para ele.
20 comentários:
Bem, eu sou suspeita para falar, mas tenho visto que os alunos tem aumentado muito sua auto estima em realizar os jogos. E como se trata de um torneio, termos vencedores e premiações. Tal como no mundo do TRABALHO, onde acontecem as promoções por desenvolvimento, merecimento,postura. Aqui no PET nós preservamos determinados aspectos para avaliarmos o aprendizado pelo trabalho.
Um beijo da Proessora Herizete
Eu estou muito feliz de está fazendo esta aula porque eu desinvolvo o meu ensino.
aprendo a raciocinar com os jogos racha cuca,enuito mais!
I é isso ai obrigado por ter mi dado uma chance!!
a aula de informatica e muito legal e eu aprendo coisas novas e divertida.jonathan robert
eu acho a aula de informatica legal
laisa
a aula e muito boa para quele que esta em tereçado pra aprende informatica.e a aula
wallex
Bom torço que o pet do alzira araujo ganhe.Eu quero dizer que eu faço parte desse pet e eu que ajudar muito pois eu gosto muito do pet alzira araújo.
André!
bom acho que depois de entrar aqui aprendi muita coisa e acho q se eu for me basear por aqui terei um otimo futuro,sou aluna daqui e gosto muito dessas competiçoes e etc.venha voce tambem te garanto q você vai gosta
EU ACHEI LEGAL
JOÃO VITOR
eu achei muinto criativo muinto inpresionamte chol de bola para bêns.
EU ACHEI MUITO LEGAL É DESEGO UMA BOA SORTE QUEN VAI SARTISIPA
Acho que os jogos são otimos !
Boa sorte para todos ...
Amanda L.
muito bom o pet e o blogger que voçê fez
gabriel eugenio
meu comentario que esses tarbalos
de logica,memoria e etc emuito
tabalhoso e aguda a capasidade
dos alunos.
samuel
eu adorei o texto por que e um jeito de estimular as crianças e tambem ajudar as crianças e tambem para ajudar as criança a lerem mas por oje eu só vou escrever isso mas na cemana que vem eu escrevo mas.
gabriela
Eu adorei ler esse grande, imensso e infinito texto lindo, eu adorei!!!.
Gabriel lindolfo da silva.
Eu gosto e adorei as atividades do pet.
Daniel Jose dos Santos Gomes.
acho o pet ótimo alem dos jogos, e tanbem acho os jogos ótimos!
um aviso pra todos q iram jogar só tem jogos ótimos...
boa sorte pra todos...
INGRID G.
e recompesador ser o aluno pradâo
e bom ser o aluno pradâo
jogos daqui são muito legais,
amei meu nome e thamiris
Postar um comentário